Biografia

Dados Pessoais

  • A Embaixadora Josefa Leonel Correia Sacko, de nacionalidade angolana, é uma destacada engenheira e agrónoma angolana que de 2017 a 2024 se distinguiu pelo desempenho como Comissária para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da União Africana (CUA).
    Licenciada com distinção, em Ciências Agrárias, pela Universidade de Ife, Nigéria, a actual Universidade Obafemi Awolowo, em 1982, e foi a única mulher a licencienciar-se em Agronomia, naquele ano.
    Mestrado em Gestão Geral (Gestão Pública e de Desenvolvimento) do British Institute for Management e completou outros três cursos de pós-graduação de instituições conceituadas: em 1983, o Certificado de Diploma de Pós-Graduação em Gestão de Projectos da Universidade de Cocody-Abidjan, em 1989, o Certificado de Diploma de Pós-Graduação em Comércio Internacional da Universidade de Westminster, Londres; em 2010, o Certificado de Diploma de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Legion, Ghana.
    Eleita em 2017, como Comissária da União Africana, a Embaixadora Josefa Sacko já contava com mais de vinte anos de experiência em questões políticas e em instituições de renome em África. De 2000 a 2013, ocupou o cargo de Secretária-Geral da Organização Inter-Africana do Café (IACO), na Costa do Marfim, uma das mais importantes e antigas organizações intergovernamentais de África, criada em 1960.
    A Embaixadora Sacko consolidou o perfil e a notoriedade internacional através da consultoria técnica e através do desempenho de funções em estreita colaboração com várias Instituições regionais e globais dedicadas à agricultura.
    Em reconhecimento ao seu mérito profissional, a Embaixadora Sacko recebeu inúmeros prémios e distinções. Desde 2018, a Diplomata é membro da Champions 12.3 das Nações Unidas, a coligação global dedicada a mobilizar acções e acelerar o progresso para atingir o Objectivo Desenvolvimento Sustentável 12.3 até 2030, de “Reduzir o desperdício de alimentos per capita mundial”. Em Dezembro de 2019, foi nomeada uma das 100 Africanas Mais Influentes pela New African por responsabilizar os governos africanos sobre o compromisso com a agricultura e a defesa dos interesses dos agricultores africanos.
    S.E. Josefa Sacko é a actual embaixadora da República de Angola na Itália e Representante permanente junto das agências das Nações Unidas em Roma desde 07/03/2025.