A Embaixadora de Angola na República Italiana e Representante Permanente junto das Agências das Nações Unidas em Roma, Josefa Sacko, destacou esta quinta-feira o reforço da diplomacia económica e a promoção da imagem externa do país como prioridades estratégicas da Missão Diplomática angolana em Itália.
Em mensagem dirigida aos diplomatas e funcionários da Embaixada durante a cerimónia de apresentação de cumprimentos de Boas Festas e de felicitações para o novo ano de 2026, a Embaixadora Sacko reiterou que a Missão permanece focada em “servir Angola, defender os seus interesses e promover as suas potencialidades”, mobilizar recursos financeiros e técnicos e melhorar as condições de trabalho.
A embaixadora desejou aos funcionários um novo ano “com saúde, coragem renovada e sucesso no cumprimento das responsabilidades”, agradecendo o “acompanhamento, dedicação e espírito de colaboração” demonstrados desde o início da sua missão, oficialmente iniciada a 18 de julho de 2025, com a entrega das Cartas Credenciais ao Presidente da República Italiana.
A diplomata recordou que 2025 foi um ano “particularmente desafiante”, marcado por constrangimentos e pela sua adaptação às exigências de um trabalho “novo e complexo” destacando também o simbolismo de 2025 para Angola, ano que celebrou o 50.º aniversário da Independência Nacional, momento que descreveu como de celebração, mas também de reflexão sobre o percurso do país e os desafios que persistem para alcançar as metas de desenvolvimento.
A Embaixadora reconheceu igualmente as dificuldades financeiras enfrentadas pelo País, enquadrando-as num contexto internacional adverso e de tensões geopolíticas. Apelando por isso, a um maior sentido de disciplina, responsabilidade, produtividade e respeito pela hierarquia, sublinhando que cada funcionário é um representante do Estado angolano.