• Angola no Conselho Executivo do PAM - 2026-2029


    Angola foi nomeada nesta terça-feira, membro do Conselho Executivo do PAM e a Embaixadora Josefa Sacko nomeada coordenadora do Bureau do Conselho Executivo da Lista A, em representação da Região Africana para o período 2026-2029.
    Esta, foi a principal pauta da primeira sessão ordinária do Conselho Executivo do Programa Mundial de Alimentação, PAM realizada em Roma que também nomeou os membros de Mesa do Conselho Executivo.
    Ao aceitar a nomeação como membro da Mesa do Conselho Executivo do PAM e Coordenador da Lista A, a Embaixadora felicitou todos os nomeados e realçou que aguarda com expectativa a oportunidade de trabalhar com os membros do Conselho e com a equipa do PAM para impulsionar o progresso e apoiar soluções sustentáveis para um mundo sem fome.
    A Embaixadora Josefa Sacko ressaltou ainda que “o trabalho do Programa Mundial de Alimentos nunca foi tão vital, nesta época marcada por desafios globais persistentes e sobrepostos, conflitos, choques climáticos, pressões económicas e crescente insegurança alimentar”.
    A Representante permanente de Angola junto das Agências das Nações Unidas em Roma, disponibilizou ainda o “total apoio e o engajamento construtivo de Angola, para promover o mandato do PAM de salvar vidas e garantir que os esforços colectivos se traduzam num impacto significativo e duradouro para os mais necessitados”.
    O PAM é a maior agência humanitária da ONU, liderando o combate à fome no mundo, fornecendo assistência alimentar emergencial em comida e dinheiro, em situações de desastres e conflitos, e criando soluções sustentáveis como alimentação escolar e apoio à agricultura familiar, está presente em mais de 120 países e territórios.